Saiba quais são os procedimentos que os usuários dos serviços das companhias aéreas devem tomar quando voos forem adiados, cancelados, mantenha-se informado e exija os seus diretos.

A resolução número 141 da Agência Nacional de Aviação Civil é o documento responsável por definir as condições e maneiras pelas quais a companhia aérea deve apresentar para todos os seus passageiros. Esse regulamento mostra quais são os procedimentos que os usuários dos serviços das companhias aéreas devem tomar quando voos forem adiados, cancelados ou, até mesmo, em caso de uma recusa em embarcar o usuário por parte da companhia.

Voos Cancelados ou adiados

Essa recusa pode ocorrer em determinadas situações, sendo elas a existência de qualquer tipo de risco aos outros usuários dos serviços da companhia. No caso, se um indivíduo estiver embriagado ou sob efeito de drogas e apresentar comportamentos agressivos, ou se alguém quiser embarcar num voo com itens proibidos, por exemplo, a companhia tem o direito de barrar o embarque deste sujeito.

Porém, caso o usuário dos serviços da companhia aérea esteja agindo de forma correta e algum problema ocorra, como voos atrasados ou cancelados, que ação tomar?

Caso o atraso supere quatro horas, o passageiro deve receber acomodação e alimentação adequada, internet e ligações telefônicas, além de outro voo que deve ser providenciado pela companhia. Porém, esse outro voo não tem um prazo máximo, pois tudo vai depender da disponibilidade nos outros voos da empresa. Em caso de viagens mais longas, a empresa deverá até mesmo cuidar das despesas em hotéis para quem contratou seus serviços. Se o atraso for superior a cinco horas, o reembolso é uma pratica que o usuário tem totais direitos de pedir.

Em cancelamentos de voos, as companhias aéreas devem apresentar outras opções de conexões para o mesmo destino solicitado. Outra opção é o reembolso, que deve ser disponibilizado de forma integral pela empresa, que tem um prazo de sete dias a partir do momento que recebeu a solicitação.

Negócio perdido tem solução

Uma informação importante para todos que costumam viajar a negócios é que, se o atraso ou cancelamento de um voo representar um prejuízo para o contratante dos serviços das companhias aéreas, ele pode exclamar por receber uma indenização que represente o valor exato do prejuízo. Para isso, é apenas necessário que exista uma comprovação por parte da pessoa que ela saiu lesada por culpa da empresa que disponibilizou os voos.