Você sabia que pode viajar de avião de graça pelo Brasil?

Viajar pode ser o desejo da maioria dos brasileiros durante as férias, especialmente, quando se existe a possibilidade de viajar de avião de graça pelo Brasil. Você sabia que tem direito a esse benefício?

De fato, qualquer cidadão brasileiro tem o direito de viajar sem pagar absolutamente nada nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para diversos pontos do território nacional.

Essa não é apenas uma alternativa dos sonhos para conhecer novos lugares do seu próprio país, bem como pode ser solicitada quando e quantas vezes você bem entender.

Porém, é necessário que você compreende que o procedimento para pedir o embarque e viagem em si são bem diferentes dos voos realizados pelas companhias aéreas tradicionais.

Antes de comemorar a possibilidade de viajar de avião de graça pelo Brasil, é recomendado conhecer todas as exigências e saber realmente se vale a pena para você usufruir deste benefício.

Procedimento para viajar de avião de graça no Brasil

A primeira ação que você deve tomar para poder viajar de avião de graça no Brasil é fazer o pedido com antecedência por meio do Correio Aéreo Nacional (CAN) mais perto da sua residência. Mas, você precisa comparecer pessoalmente a uma das bases e fazer todo o processo para cadastro.

Viajar de avião de graça pelo Brasil?
Foto: Agência Força Aérea / Tem. Enilton

Outro ponto importante é que você não tem opção de selecionar a melhor data dentro do seu cronograma e tem apenas um período de dez dias de validade. Então, você pode acabar recebendo o aviso para ocupar uma vaga em um avião da FAB que está indo para o destino escolhido dentro deste prazo.

Contudo, o calendário das atividades da Força Aérea é bem instável e não conta com um horário, data e tampouco locais definidos com tempo de antecedência. Lembrando que ainda há ordem de hierarquia a ser respeitada: oficiais das Forças Armadas, familiares dos oficiais e, por último, você.

Além disso, nem pense em aproveitar a carona gratuita para levar todo o seu armário na bagagem. Mesmo que não exista nenhuma limitação de peso, esta pode ser uma maneira de escolher quem vai embarcar. Isso acontece porque a preferência é de quem está carregando menos itens e ocupa pouco espaço.

O que fazer para aumentar as chances de viajar de avião de graça pelo Brasil?

Não adianta pensar que você vai aproveitar para viajar de avião de graça pelo Brasil e acabar facilmente em Fernando de Noronha, Recife ou alguma praia encantadora do Nordeste.

Boa parte dos cidadãos que solicitam esse procedimento para a Força Aérea deseja se deslocar para a Região Norte, enquanto que a maioria dos locais para os voos militares é o Rio de Janeiro.

Por isso, vale à pena escolher muito bem o seu destino, uma vez que a carona não precisa ser necessariamente até o seu destino final e ainda representar uma excelente economia para o seu orçamento de viagem.

Por fim, saiba que ao optar por viajar de avião de graça no Brasil com a FAB é possível encarar qualquer aeronave, desde os veículos cargueiros sem nenhum luxo e até os mais confortáveis.

Guia do Viajante

Saiba como conseguir viajar de avião sem pagar nada para diversos destinos no Brasil, trata-se dos voos gratuitos em aviões da Força Aérea Brasileira