Trabalho voluntário: descubra como conhecer o mundo fazendo o bem

Já pensou em fazer trabalho voluntário com a Cruz Vermelha

Conheça 5 opções de trabalho voluntário ao redor do mundo. O trabalho voluntário pode ser uma maneira excepcional de reunir o desejo de conhecer o mundo e compartilhar o bem por onde passar.

Existem inúmeras oportunidades de viajar pelo território exterior e pelo mundo a fora se dedicando a uma causa social louvável nos dias de hoje.

1 – Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas

Uma alternativa para quem está a fim de conhecer o litoral brasileiro e ainda colaborar com um grande projeto é se inscrever no Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar), presente em diversos pontos do país.

A grande vantagem é que o projeto Tamar aceita inscrições de interessados durante o ano inteiro e fornece cursos de capacitação para todos que são aceitos para a missão de proteger as tartarugas marinhas.

2 – Cruz Vermelha

Já pensou em fazer trabalho voluntário com a Cruz Vermelha? Há bem pouco tempo, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) promoveu ações em busca de voluntários no Brasil e mais de 80 nações.

A entidade se propõe a atuar em locais de risco e conflitos armados ao redor do planeta, fornecendo ajuda de custo em longo prazo. Isso acontece porque a Cruz Vermelha deseja contar com o auxílio do voluntário por muito tempo.

O primeiro passo é preencher um cadastro no site da organização, mas você também pode ser bastante útil sem ir para o exterior. Isso acontece porque a Cruz Vermelha também mantém inúmeros voluntários no país.

3 – World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF)

Este trabalho voluntário se trata de World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF). Ou seja, Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas, sendo uma das modalidades mais famosas e presente em mais de 50 países.

Basicamente, você estipulo um período de dedicação ao cultivo de fazendas orgânicas, ou seja, sem nenhum tipo de produto químico ou agrotóxico, e fica hospedado com uma família. Neste período, você aprende a trabalhar com a terra de maneira sustentável, se divertir e treina um segundo idioma.

4 – Sudar Volunteer Programme (Programa de Voluntário no Sudão)

O trabalho voluntário pode lhe levar até um dos países mais problemáticos do planeta, o Sudão, a fim de ensinar o idioma inglês. No Programa de Voluntário no Sudão, você pode trabalhar em escolas, universidades ou comunidades dentro e fora das salas.

A passagem aérea até o Sudão fica por sua conta. No entanto, você recebe uma pequena ajuda de custo todos os meses e tem as outras despesas pagas pela instituição de caridade que organiza o programa.

5 – Trabalho voluntário na ONU (Organização das Nações Unidas)

O trabalho voluntário na ONU (Organização das Nações Unidas) tende a ser voltado para quem conta com uma formação superior, uma vez que o intuito é prover socorro, assistência médica e suporte após desastres ambientes ou guerras.

No entanto, a ONU também oferece uma alternativa com centenas de vagas sem demanda de experiência ou qualificação específica por meio de inúmeras ONG’s em vários países.

Deixe uma resposta