Setor de turismo aposta na Black Friday e ofertas em pacotes de viagens

No segmento de turismo, o mês de janeiro é considerado uma das melhores épocas. Isso porque, somado as viagens de final de ano e férias escolares, muitas famílias deixam para fazer suas viagens de férias nesse período.

Por outro lado, o planejamento e compras de pacotes de viagens, devem ser feitas entre os meses de outubro e novembro. É aqui que o mercado de turismo se beneficia da Black Friday. Promoção realizada sempre na quarta sexta-feira de novembro, que em 2018 será no próximo dia 23. Ou seja, agencias de viagens, hotéis e companhias aéreas aproveitam para concentrar todas suas ofertas nesse período.

Com descontos bastante expressivos, é possível economizar na compra de pacotes de viagens para destinos nacionais e internacionais. Além disso, entre as ofertas há também reservas em hotéis, pousadas e até passagens aéreas.

A melhor maneira de encontrar todas as ofertas pode ser feitas em agregadores como o Hotel Urbano, Decolar e CVC. Já no caso de compra de passagens aéreas, essas há promoções exclusivas nos sites das operadores Latam, Gol, Azul e Avianca.

Consumidor deve ficar atento ao período de validade das promoções

Cada operadora de viagens ou companhia aérea realiza regras muito especificas nessa época. Por isso, antes de efetivar qualquer compra de viagens na Black Friday, é preciso ficar atento ao período de validade da promoção.

Ou seja, há pacotes de viagens com validade antes do natal, outros podem ser utilizados nas férias de janeiro, bem como em casos específicos, as promoções são validas para viagens realizadas após o carnaval. Ou seja, não basta apenas focar dos descontos.

Apesar disso, consumidores encontram boas opções de pacotes de viagens para roteiros no nordeste brasileiro. Entre os destinos mais buscadas estão: Fortaleza, Natal, Porto Seguro, Recife e Maceió.

Um fenômeno chamado Black Friday

Não criamos a Black Friday, mas com certeza a revolucionamos. Pode até parecer uma afirmação maluca, afinal,  como podemos revolucionar algo originário nos Estados Unidos, um dos maiores varejos do mundo? De fato em números absoluto de vendas, elas são imbatíveis, mas, ao perceber que, no Brasil, a Black Friday é uma data promocional muito nova, afinal ela chegou por aqui apenas em 2011.

Por outro lado, a resposta e adesão dos consumidores com esta promoção, é um fenômeno mundial.

Para a edição 2018 da Black Friday, a perspectiva é de novo recorde em seus números de vendas. É o que aponta levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, no qual estima crescimento de 15% nas vendas, movimentando mais de R$ 2,4 bilhões.

A data é tão importante para o varejo, que as maiores redes do segmento, apontam todas suas fichas nessa data. Em muitos casos, as promoções são disponibilizadas durante toda a semana que antecede a Black Friday. Uma das primeiras a investir nisso foi a Netshoes, que realizou um mês inteiro de promoção.