Se você está em São Paulo e deseja fazer uma viagem bate-volta ou prolongada, os ônibus são uma excelente opção para economizar sem abrir mão do conforto. Além disso, é possível encontrar opções acessíveis em sites de viagens como Decolar, MaxMilhas e na própria CVC Viagens.

Vantagens das viagens de ônibus

As viagens de ônibus oferecem diversas vantagens, especialmente para quem procura economizar. É possível encontrar pacotes que incluem hospedagem em hotéis ou pousadas, além de café da manhã, o que pode tornar a viagem ainda mais econômica. Além disso, São Paulo é um ponto de partida para diversos destinos no interior, litoral e até mesmo em outros estados e países latinos.

Destinos saindo de São Paulo

Confira abaixo 10 lugares incríveis no estado de São Paulo com linhas diretas a partir dos terminais rodoviários da cidade:

Petar – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeiro

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeiro (Petar) é um paraíso em plena Mata Atlântica, no sul do estado. Tem 350 cavernas, das quais 12 podem ser visitadas.

Possui cachoeiras e trilhas. Oferece esportes radicais e o contato com comunidades quilombolas. Tem quatro blocos de visitação. Alguns passeios devem ser feitos com guias. O Petar fica a 329 km de São Paulo. Deve-se pegar ônibus até Apiaí e de lá seguir para Iporanga.

Guarujá

Guarujá
Guarujá – imagem: Winkpedia

Localizada no litoral norte de São Paulo, Guarujá é um convite à contemplação dos 22 km de praias. A maioria delas abre trilhas em meio à Mata Atlântica. Entre as opções há a Praia Mar Casado, sendo mais distante, e a Enseada, que é mais badalada.

Guarujá também é uma cidade histórica e tem igrejinhas e fortes, como a Fortaleza da Barra Grande de Santo Amaro, que merecem ser visitados. Fica a 88 km de São Paulo.

Ilha Bela

A sensação é a de que as praias nordestinas mudaram para São Paulo quando você chega a Ilhabela, no litoral norte paulista. São 36 km de praias. Entre elas, a Praia da Caveira, cuja lenda diz que o nome se deve ao naufrágio do transatlântico espanhol Príncipe das Astúrias, com mais de 400 mortes. Tem ainda picos ideais para o montanhismo. Ilhabela está a 135 km de São Paulo.

São Roque

O enoturismo tem vez em São Roque. O Roteiro do Vinho tem pelo menos 30 estabelecimentos que produzem vinho com as melhores uvas. O ponto alto é em outubro na “Expo São Roque”, que reúne os melhores produtores de vinhos, uvas e alcachofras.

A cidade é Estância Turística e também oferece passeios na Casa e Capela do Sítio Santo Antônio, construída no século 17. Além disso, tem a reserva Mata da Câmara. Fica a 71 km de São Paulo.

Cananéia

A cidade litorânea guarda curiosidades por ter sido o primeiro povoado fundado no Brasil. O Centro de Exposições tem um tacho de bronze deixado pelos navegadores portugueses.

A Cananéia faz parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso e, por isso, tem comunidades caiçaras, trilhas e um roteiro com visitação a quatro cachoeiras. Os casarios que podem ser admirados são do final do século 18. Está a 262 km de São Paulo.

Embu das Artes

Quem prefere uma viagem curta, a dica é Embu das Artes. O município integra a Região Metropolitana de São Paulo e é Estância Turística. Ficou conhecido como cidade dos artistas.

A vocação começou com Cássio M’Boy, professor de expoentes do Movimento Modernista de 1922, como Anita Malfatti. A cidade atrai hippies e artesãos que expõem na feirinha que ocorre todos os finais de semana, desde 1969. Fica a 33 km de São Paulo, com linhas metropolitanas.

Águas de São Pedro

O poder das águas medicinais de Águas de São Pedro move o turismo no município, de quase 3 mil habitantes e com o segundo melhor IDH do país. Está entre os 11 municípios considerados estâncias hidrominerais de São Paulo.

Entre os atrativos estão as fontes Gioconda, Juventude e Almeida Salles, onde ocorrem banhos e massagens. A cidade é ponto de chegada do Caminho do Sol. Fica a 186 km de São Paulo.

Brotas

Para quem curte ecoturismo, Brotas é destino certo. A cidade começou a investir em turismo há duas décadas. Em 2014, já foi considerada Estância Turística.

Entre as atividades estão canionismo, cachoeirismo, tirolesa e rapel. Turistas podem se deliciar na Areia que Canta (nascente que produz sons), nos circuitos das frutas e na pesca esportiva no Rio Tamanduá. Brotas fica a 249 km da capital paulista.

Campos do Jordão

Campos do Jordão
Campos do Jordão – imagem: Winkpedia

O mais alto município brasileiro é um dos principais pontos turísticos do interior paulista, cujo charme são as baixas temperaturas. Com arquitetura que reúne vários estilos, o centro tem uma infinidade de lojas, bares e galerias de arte.

O turista não pode deixar de visitar o Mosteiro das Irmãs Beneditinas, o Museu Felícia Leirner e o Palácio da Boa Vista, com seus 105 cômodos em arquitetura inglesa. Está a 180 km de São Paulo.

Boituva

Quem quer se aventurar pelos ares encontra parada em Boituva. No Centro Nacional de Paraquedismo é possível fazer passeios memoráveis de balão, com até 12 pessoas no cesto, e a encarar a adrenalina nos saltos de paraquedas.

Tem também a Pousada Mirante, com atividades de rafting e paintball. O visitante ainda conhece o Museu do Tropeiro e a Fazenda Pinhal, que ensina a fazer cachaça. Boituva fica a 117 km de São Paulo.