O sufoco de uma cidade grande pode muitas vezes dificultar, asfixiar e travar os pensamentos das pessoas que nunca conseguem sair dessa selva de pedras que é um grande centro urbano. E o que podemos dizer então quando estamos falando de São Paulo, o maior centro urbano que existem na América Latina?

Fugir da cidade muitas vezes é necessário, pra não dizer preciso. Deixar o cérebro liberar a pressão acumulada, ter um pouco mais de contato com a natureza e ainda ter a oportunidade de viver experiências incríveis, muito diferentes daquelas que estamos tão acostumados em nosso dia a dia. Tudo isso pode ser importante, e talvez a resposta para essa nova aventura seja fazer um ecoturismo.

Ecoturismo nos Roteiros Ecológicos Paulista

E o ecoturismo não precisa necessariamente ser feito em um local tão afastado quanto pensamos. Falando de São Paulo, as opções que existem de aventuras a uma distância pequena da grande metrópole é maior do que você imagina. Hoje, por exemplo, estamos aqui para falar de um roteiro que é excelente, não apresenta grandes dificuldades para ser explorado e que, apesar de estar no meio do mato, ainda tem algumas das melhores praias do litoral paulista de brinde. É como se você estivesse com a possibilidade de fazer dois roteiros diferentes no mesmo lugar.

Roteiros Ecológicos pelo Litoral Norte

Quando falamos de turismo ecológico, o litoral norte de São Paulo é onde temos algumas das melhores aventuras prontas para serem vividas. A região de Ubatuba tem uma grande quantidade de praias com uma pegada muito mais ecológica do que as outras regiões do estado.

Só um exemplo é o Projeto Tamar, que a Praia de Ubatuba recebe, ao lado de apenas outros dois pontos do litoral brasileiro: Praia do Forte e Fernando de Noronha. No Espaço que recebe o Projeto Tamar, Ubatuba ainda disponibiliza um grande Museu Caiçara e várias informações interessantes a respeito do cuidado ambiental com a tartaruga marinha.

Agora, se você está afim de desbravar trilhas pelo meio das matas, o destino vai ser outro: A Praia da Almada, que também fica na região de Ubatuba, tem trilhas incríveis, que além de pouco exploradas ainda oferecem um visual incrível do litoral.

Bem na verdade, a Praia Brava e a Praia da Almada já não são muito exploradas no geral, e isso é o que acaba fazendo o clima ali na região ser ainda mais especial. Aqui, a natureza permanece intocada, e o local tem hoteis fazendo e pousadas que você pode ficar e sentir um pouco mais o gostinho de desbravar um lugar inóspito.

Para desfrutar realmente do lugar, você pode ir de carro até a Praia da Almada, o último lugar em que será possível ir de carro. A partir daí, é caminhada em natureza selvagem. Saindo da Praia da Almada, a caminhada nos leva à Praia do Engenho, que já não é muito visitada. E a partir daqui, após um bom passeio em uma trilha um pouco mais forte, você chegará à Praia Brava da Almada, um local incrível, que parece ainda muito distante da intervenção do homem.