Roteiros Ecológicos no Litoral do Rio de Janeiro

Como diria Gilberto Gil: “o Rio de Janeiro continua lindo”, e isso é inegável! O estado da “cidade maravilhosa”, do Cristo Redentor e de tantas outras belezas, sejam elas naturais ou não, é um dos destinos turísticos preferidos dos brasileiros e também de muitos estrangeiros. Afinal, o Rio de Janeiro tem espaço para quem que relaxar, apreciar a natureza, ou se divertir curtindo as noites agitadas, é programação pra todo mundo! A partir de agora, você vai saber um pouco mais sobre roteiros ecológicos para não perder no litoral do Rio!

Turismo Ecológico pelo Litoral Carioca

O primeiro deles é o chamado “Floresta e Mar”, que vai lhe conduzir pelo litoral carioca, paisagens naturais e também patrimônios que contam a história do estado, um roteiro bastante completo. Optando por esse grande passeio, você deve passar pela capital carioca, Angra dos Reis, Itatiaia (onde fica o famoso Pico das Agulhas Negras, por isso, do ponto de vista ecológico, é um dos principais locais), Rio das Flores (cheio de morros e belos rios), Vassouras e outras cidades.

Um dos roteiros mais tradicionais é o “Maravilhas do Rio e Niterói”, que só pelo nome já dá a ideia da imensidão e da beleza! Nessa opção, você vai passar pelos pontos mais tradicionais do Rio, como o Pão de Açúcar, Barra da Tijuca, Baía de Guanabara, e outros, que ficam, obviamente, na cidade do Rio de Janeiro e em Niterói. Também é uma excelente alternativa para aqueles turistas que querem sim aproveitar as praias mais lindas e encantadoras do Brasil, mas sabem que esse estado tem muito mais da nossa natureza tropical para mostrar!

Ecoturismo pelo litoral do Rio de Janeiro

Se você quer aproveitar o melhor do ecoturismo pelo litoral do Rio, não deixe de fazer o roteiro “Serra e Mar”, que passa por locais como Teresópolis, Petrópolis e Friburgo, pontos da serra fluminense que unem o melhor das paisagens naturais do estado com verdadeiros espetáculos gastronômicos! Se você é praticante de montanhismo, por exemplo, irá se identificar imediatamente com esse roteiro, que passa por Cabo Frio, Arraial do Cabo e, é claro, pela capital. Dica: você pode ir no inverno e aproveitar festivais tradicionais que acontecem nesses locais.

Esses três roteiros ecológicos de turismo pelo litoral fluminense são a verdadeira prova de que você não precisa se limitar ao que todo mundo faz com quando vai para o Rio! Esse estado, apesar de ser conhecido fundamentalmente por suas praias incríveis, tem muito mais para oferecer para os visitantes, que são recebidos sempre de braços abertos!

Portanto, se você é um amante da natureza e até mesmo adora praticar esportes aproveitando as paisagens naturais, escolha um desses destinos de ecoturismo e programe as suas próximas férias.

Não é preciso sair do Brasil para encontrar lugares fantásticos, nos quais a natureza e a modernidade se articulam com tanta perfeição para oferecer o melhor aos turistas. Tenha momentos inesquecíveis nas praias e paisagens do estado fluminense! Em qualquer estação do ano, lá você terá opções de passeio que se tornarão verdadeiras experiências para marcar a sua vida.