Conheça cinco roteiros de viagens mais procurados para aproveitar neste inverno, e quem sabe, com sorte se divertir na neve aqui mesmo no Brasil.

A neve é considerada um espetacular natural, mas nem todo mundo sabe que pode apreciar esse fenômeno sem sair do território nacional.

Basicamente, a incidência de neve no Brasil se concentra nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina em oportunidades incomuns.

5 melhores locais para curtir a neve no Brasil neste inverno

Devido a procura dos turistas, essas cidades se transformaram em alguns dos destinos mais conhecidos do país. E você não quer aproveitar o inverno para curtir a neve no Brasil?

1 – Gramado

Localizado na serra gaúcha, o município de Gramado está a 830 metros de altura e conta com cerca de 35 mil habitantes, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As influencias italiana e alemã podem ser percebidas por toda a parte, especialmente, na gastronomia e no estilo arquitetônico. Considerado um dos principais polos de turismo do país, Gramado é um dos melhores locais para ver a neve no Brasil e recebe mais de um milhão de visitantes todos os anos, especialmente, nas festas de fim de ano e no inverno.

Neve na cidade de Gramado / Foto de Cláudio Brandão Ribeiro

2 – Canela

Canela é uma cidade do Rio Grande do Sul e se encontra há poucos quilômetros de Gramado. Por causa disto, o município também se transformou em um dos lugares mais procurados pelos brasileiros, sobretudo, durante a época mais fria do ano.

Além disso, as belezas naturais, a gastronomia, a estrutura de qualidade do setor hoteleiro e da grande variedade de atrações fazem desta cidade gaúcha um destino para pessoas de todas as idades.

3 – Bom Jesus

Situado a 250 quilômetros da capital Porto Alegre, Bom Jesus também é uma ótima escolha para quem deseja ver a neve no Brasil pela primeira vez. A 1046 metros de altitude, o município conta com cerca de 12 mil habitantes, segundo pesquisa do IBGE de 2016.

Vale destacar que Bom Jesus tem verões bem agradáveis e invernos frios, com a possibilidade de neve nos dias com baixíssimas temperaturas. Por isso, os turistas sempre invadem a região a cada previsão da chegada de neve, principalmente, nos finais de semana e feriados.

4 – São Joaquim

Presença de neve no Brasil não fica restrita das terras gauchas. Por isso, São Joaquim, no planalto catarinense, também recebe milhares de pessoas de todas as partes do Brasil quando as temperaturas começam a despencar.

Com aproximadamente 26 mil moradores, a cidade está a mais de 1360 metros de altitude e também possui fama pela produção de alta qualidade de vinhos. Além disso, São Joaquim oferece diversos atrativos para os seus visitantes com museus, parques, cascatas, casas de cultura e feiras temáticas.

5 – Urubici

A cidade de Urubici conta com apenas 11 mil moradores e está a 915 metros de altitude. No entanto, a pequena cidade catarinense é famosa pelas atrações naturais e por fazer parte do Caminho das Neves, um guia para quem pretende acompanhar a neve no Brasil em locais privilegiados.

É importante ressaltar que o município é conhecido pelo Morro da Igreja com 1822 metros, o local mais elevado habitado do sul do país. Sendo que no dia 29 de junho de 1996, a temperatura mais baixa da história do Brasil foi registrada no cume do Morro da Igreja: −17,8 °C.

Dicas importantes ao visitar cidades turísticas com as temperaturas mais frias

Lugares com temperaturas que podem chegar a −17,8 °C. é preciso uma preocupação maior com as malas. Itens como botas de couros, casacos, cachecóis, luvas, gorros e meias grossas, são fundamentais para fiar bem protegido.

O planejamento em viagens, principalmente quando há crianças, é muito importante, não abrindo mão da proteção dos pequenos.

Diferente das temperaturas mais amenas, o frio extremo, exige muito do organismo, principalmente de pessoas, não acostumadas com essas temperaturas.

Agora é só escolher o melhor destino turístico, consultar a previsão do tempo para as possibilidades de neve, compre o seu pacote de viagem e bon voyage !