Pegar as coisas e sair sem rumo é excitante, mas nem sempre dá certo. Ser mochileiro requer muito planejamento, como onde ficar; ter informações sobre os destinos; como, quando e com o que gastar dinheiro; o que levar na mochila e outras coisas. Então, preparamos algumas dicas para você que deseja sair por aí se aventurando e não sabe muito bem o que fazer:

Como ser um Mochileiros de Primeira Viagem?

Conseguir o máximo de informações sobre os destinos e trajetos que visitará é indispensável. Com isso, você montará seu roteiro. Enriqueça-o com todos os detalhes que conseguir, como as rodovias, locais e hospedagens, para, então, saber se programar e levar a quantia de dinheiro para não ficar na mão.

Alguns outros itens são necessários em seu roteiro, como:

  • Saber quais as principais rotas e os meios de transporte que você terá que utilizar para chegar ao destino;
  • Onde estarão as melhores hospedagens e qual será o custo delas;
  • Quais serão as atrações que você visitará, se são de fácil acesso ou se dependerá da contratação de serviços, como guias;

Complementando

Para tornar sua viagem mais rica, vá além do guia, das instruções; pesquise sobre a cultura, a história, a geografia, a economia, a população e o modo de viver dos lugares que você for visitar.

Se for a parques ou reservas selvagens, dê uma olhada na fauna e flora e as curiosidades do local, pois sempre há surpresas escondidas nesses lugares; e também é muito importante saber os cuidados que se deve tomar ao entrar em matas ou fazer trilhas.

Como ser um Mochileiros de Primeira Viagem?

Saber as roupas e equipamentos adequados ao clima e à geografia do local é imprescindível, para não acabar se machucando ou sofrendo danos maiores.

É muito importante que se faça uma reflexão acerca de seus hábitos de consumo antes de planejar o orçamento, pois você deve conhecer seus limites e estipular o quanto estará disposto para sair de sua zona de conforto durante a aventura.

Nem sempre você encontrará a comida que gosta, nem na quantidade que gosta ou precisa, por isso tem que estar preparado para a escassez ou para qualidades inferiores.

Deve saber, também, o quão curioso, corajoso, exigente e quanto estará disposto a negociar e pechinchar antes de contratar um serviço ou comprar um produto. Esses detalhes farão diferença durante toda a viagem.