Melhores lugares para viajar no Brasil: Destinos de Norte a Sul

Os melhores lugares para visitar: Paisagens exuberantes, história e hospitalidade calorosa fazem do Brasil um dos melhores destinos turísticos do mundo. Viajantes encontram no país, roteiros turísticos para todos os gostos e orçamentos: Aventura, romântico, frio, calor, praia, campo, rural etc.

O Brasil de Norte a Sul: os melhores lugares para visitar

O Brasil é o país mais lindo do mundo, como classificou a revista Condé Nast Traveller, com sede em Nova York. As atrações estão espalhadas nos 8,5 milhões de quilômetros quadrados que fazem do país, de Norte a Sul, o principal destino de cerca de 6 milhões de visitantes estrangeiros todos os anos.

Neste artigo, selecionamos 12 destinos que podem ser visitados um a cada mês. É difícil escolher entre a exuberância das praias, a riqueza dos monumentos naturais, a formosura dos centros históricos e o romantismo das cidades com ares europeus do Sul.

Conheça 12 lugares para viajar pelo Brasil de janeiro à dezembro

Monte o seu melhor pacote de viagem, prepare as malas e boa viagem! Confira abaixo as 12 principais dicas de lugares para curtir o Brasil.

Brasília

Capital do Brasil, Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade para a Unesco. O turismo cívico encontra nela perto de 1 milhão de adeptos por ano. Quem visita Brasília não pode deixar de conhecer os prédios de Oscar Niemeyer.

Os pontos mais visitados são a Catedral Militar Rainha da Paz, Esplanada dos Ministérios, Palácio Itamaraty, Praça dos Três Poderes e o Palácio da Alvorada.

Rio de Janeiro

Sinônimo de Brasil para os estrangeiros, o Rio de Janeiro é o maior destino turístico da América do Sul. Atrações famosas como o Cristo Redentor. Copacabana, Pão de Açúcar e a Praia de Ipanema têm concorrido com o turismo social nas visitas às favelas. As diárias caras e a insegurança não afugentam viajantes brasileiros e internacionais.

Melhores lugares para viajar no Brasil: Rio de Janeiro
Imagem: Pixabay

Alto Paraíso de Goiás

Aqui a natureza reina absoluta. Alto Paraíso de Goiás fica em Goiás e integra a Chapada dos Veadeiros. Acredita-se que as cachoeiras têm poder curativo. As mais procuradas são Loquinhas, Cristais e Poço Encantado.

O destino é considerado um centro místico. Entre os espaços holísticos está a Gota Sat Som, construída em forma de gota por meditadores.

Bonito

A generosidade da natureza transformou Bonito, no Mato Grosso do Sul, na principal atração para os adeptos do ecoturismo.

Os rios de águas transparentes, os peixes coloridos e as florestas cortadas pelas trilhas são um show aos olhos dos visitantes. O Rio Formoso, o Balneário Municipal e a Gruta do Lago não podem ficar de fora do roteiro.

Novo Airão

No coração da Amazônia, Novo Airão está a 180 quilômetros de Manaus. A principal atração é o encontro dos botos. Os animais já se acostumaram à presença humana e vão à margem do rio para ganhar comida e brincar.

O município é ainda o ponto de partida para o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú, que foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade.

Ilha do Mel

Situada em Paranaguá, no Paraná, a Ilha do Mel é um recanto da biodiversidade. A preservação é o mote, por isso, os restaurantes e pousadas adotam políticas de sustentabilidade. Dos 2,7 mil hectares, somente 200 podem ser visitados.

A ilha não tem estradas, só trilhas, e os pontos turísticos principais são a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, a Gruta das Encantadas e o Farol das Conchas.

Melhores lugares para viajar no Brasil: Ilha do Mel
Imagem: Pixabay

Jalapão

Destino certo em Tocantins, o Jalapão tem 34 mil quilômetros quadrados em paisagem árida. Entre as principais atrações estão a Cachoeira da Velha, com 15 metros de queda de água, as dunas, que chegam a 40 metros de altura.

Vale a pena também conhecer os povoados do Mumbuca, com remanescentes de quilombos. O Jalapão oferece ainda uma infinidade de experiências do turismo de aventura.

Maragogi

Chamada de “Caribe” brasileira, Maragogi, em Alagoas, encanta pela beleza. O turista que escolher o local tem à sua disposição piscinas naturais, passeios de buggy, navegação pelo Rio Maragogi, passeios de caiaque nos manguezais e as trilhas na Mata Atlântica.

Se sobrar um tempinho, também vale a pena conhecer o povoado de São Bento e o Farol de Porto de Pedras. Saiba mais sobre os principais destinos de viagens pelo Nordeste.

Fernando de Noronha

O paraíso fica em Fernando de Noronha. Formado por 21 ilhas, o arquipélago virou Parque Nacional após a luta de ambientalistas que visavam proteger as espécies marítimas.

Faz calor o ano inteiro, e as águas quentes possibilitam mergulhos agradáveis a 40 metros de profundidade. É possível observar tartarugas, golfinhos e até tubarões.

Melhores lugares para viajar no Brasil: Fernando de Noronha
Imagem: Pixabay

Ouro Preto

A capital do ouro da América Latina no século 18 hoje é procurada por viajantes do Brasil e do mundo inteiro que se rendem aos encantos da cidade histórica. O que mais chama a atenção são as casas em estilo colonial.

Mas, Ouro Preto, em Minas Gerais, também possui cachoeiras e trilhas em seu entorno. A cidade fez parte do ciclo do ouro, enviando 800 toneladas a Portugal no século 18.

Petrópolis

No interior do Rio de Janeiro, entre colinas, desponta Petrópolis, a Cidade Imperial, que recebeu grandes nomes da monarquia no período imperial da história do Brasil.

O turista pode encontrar o Museu Imperial, que era a residência de verão de Dom Pedro II, e a única casa construída pelo Pai da Aviação, Santos Dumont. Cercada pela Mata Atlântica, o município também dispõe de belas cachoeiras.

Gramado

Integra a rota romântica do país e centraliza o potencial turístico do Rio Grande do Sul. Além das construções em estilo europeu e dos chocolates artesanais, o que mais chama a atenção do turista são os eventos anuais, como o Festival de Cinema, no qual são distribuídos os prêmios Kikitos, e o Natal Luz, quando a cidade se transforma numa vitrine natalina.