Quando pensamos em férias, as primeiras coisas que vêm à cabeça são o verão, a praia e o sol. De fato, aproveitar o calor em um destino paradisíaco é o sonho de muita gente. Mas o inverno e as baixas temperaturas também oferecem opções incríveis de viagem, como as cidades de Gramado e Canela.

As cidades de Gramado e Canela, oferecem roteiros de viagem ideais para famílias ou em casal

Gramado e Canela, as cidades mais famosas da serra gaúcha, são ótimos exemplos disso, e se tornam muito mais charmosas e atrativas quando as temperaturas caem e o inverno dá as caras. Ideal para uma viagem em família ou em casal, a serra gaúcha oferece inúmeras opções de lazer.

Focada principalmente no turismo rural, essa região possui hospedagens para todos os bolsos, desde pousadas e hotéis, até hotéis-fazenda e resorts. Alguns hotéis, inclusive, buscam atrair hóspedes com banhos termais e outras opções para as épocas de frio, instigando-os a terem no próprio hotel sua fonte de lazer.

Roteiros turísticos em Gramado

Gramado, a mais famosa das duas cidades, é uma cidade charmosa e aconchegante, com suas construções tipicamente alemãs, cercada por belas montanhas.

No inverno, não é raro os termômetros registrarem temperaturas abaixo de zero grau, mas o que se vê não são ruas vazias, mas tomadas pelos turistas que se divertem nos muitos atrativos da cidade – os mais famosos sendo o mini-mundo e o Lago Negro –, e à noite lotam os restaurantes e cafés para saborearem comidas deliciosas.

O fondue é o prato mais requisitado no inverno, e há inúmeros pela cidade. O vinho, originário da própria serra gaucha, faz a alegria dos seus amantes quando acompanha os pratos.

No período da tarde os muitos cafés coloniais, que oferecem deliciosas comidas caseira, servem Buffets livre; ainda que não sejam baratos, é uma experiência única para quem deseja saborear pratos típicos da serra.

Gramado - Rio Grande do Sul

Roteiros turísticos em Canela

Canela, a menor – e também menos turística – das duas cidades, orgulha-se de sua bela catedral, imponente em meio ao centro do município. Conquanto não possua o mesmo charme de Gramado, Canela pode ser uma excelente opção aos viajantes por possuir preços mais baixos do que sua vizinha, mas com qualidade semelhante.

Tanto para hotéis quanto para restaurantes, em Gramado os preços são relativamente mais caros, fato que dividiu a quantidade de visitantes entre as duas cidades. Ademais, a curta distância entre elas torna o deslocamento extremamente fácil, e se hospedar em uma e passar o dia na outra é algo totalmente possível.

Turismo rural em Canela

Fora da área urbana, a região oferece muito para os amantes da natureza e do turismo rural, e é repleta de muitas belezas naturais. A Cascata do Caracol, com seus mais de cem metros de queda, localizada dentro de um belo parque, garante entretenimento e belas paisagens.

Um pouco mais distante, o município de São Francisco de Paula é um verdadeiro paraíso natural, repleto de trilhas, cachoeiras e lagos. Chegar a ele sem carro pode ser um verdadeiro desafio, mas um tour de um dia, para retornar a Gramado ou Canelo no fim do dia para um delicioso jantar, é uma eleição acertada.

Essa região, bonita no verão, fascinante no inverno, é a prova viva de que turismo de inverno no Brasil existe, e é de qualidade. De um simples chocolate quente em frente a uma lareira, a um passeio pelo belíssimo Lago Negro, Gramado e Canela compõem aquela que é uma das mais bonitas regiões do país.

Para aqueles que associam férias no Brasil com o verão, a serra gaúcha prova que estão enganados, e que mesmo sob baixas temperaturas uma viagem pode ser inesquecível.

Passagens Aéreas para Gramado e Canela

Para se chegar a Gramado ou Canela, é comum os visitantes comprarem passagens aéreas e voarem até Porto Alegre e lá alugarem um carro.

Isso porque ter um automóvel próprio facilita e muito para conhecer a região, já que os locais nem sempre são próximos entre si, e nem sempre é fácil a utilização do transporte público.

As estradas na região são boas, e raramente se encontra dificuldade para estacionar o carro, tornando essa opção ainda melhor.