Conheça 10 destinos nordestinos para viajar no inverno

Praias paradisíacas, cidades históricas e as melhores festas juninas do planeta atraem turistas de todas as partes. Por tudo isso, o Nordeste, é o principal destino de viagem para fugir o frio da região sul.

Dicas de viagem para o Nordeste para fugir do frio

Trocar a bota pelo pé descalço na areia é o sonho de muita gente. Não é à toa que o Nordeste é o destino final de 8 entre 10 viagens realizadas no inverno. Além de lindas praias, com a promessa de sol brilhante e céu limpo, a região preserva a beleza arquitetônica de cidades históricas e oferece uma programação animada para quem quer pular a fogueira de São João.

Os termômetros costumam permanecer em alta nos estados nordestinos no inverno. O que destoa na estação é a sequência de chuvas. Normalmente, o verão é mais seco, e o inverno é mais chuvoso.

No entanto, neste ano, a tendência é a de que as chuvas sejam mais escassas, segundo o Climatempo. Isso porque há uma combinação do aquecimento do Oceano Pacífico, no Peru, com a temperatura em alta do Oceano Atlântico, que banha a costa nordestina.

Dos 10 destinos mais procurados para as férias de julho, 8 estão na região Nordeste, de acordo com CVC, maior operadora de turismo do país. Maceió, Fortaleza e Porto Seguro despontam como os lugares mais procurados.

A demanda confirma o aquecimento do turismo interno. Conforme a Associação das Agências de Viagens (Abav), mesmo com a Copa do Mundo, entre os meses de junho e julho, na Rússia, 65% dos pacotes vendidos em julho têm como ponto final os atrativos brasileiros.

Apesar de ser inverno no Brasil, os pacotes turísticos seguem as tabelas de alta temporada no mês de julho, devido às férias escolares. Mas, os preços tendem a cair a partir de agosto nos destinos nordestinos, voltando a subir somente em dezembro, janeiro e fevereiro, com a alta temporada.

10 lugares para fugir do inverno brasileiro e curtir o calor dos destinos nordestinos

Prepare as malas, reserve um bom Hotel ou Pousada e confira nossas dicas dos lugares e eventos mais sensacionais para visitar no Nordeste durante o inverno:

Festas juninas

São 140 festejos catalogados pelo Ministério do Turismo ocorridos entre maio e julho. As maiores são a Festa de São João de Campina Grande (Paraíba), São João de Caruaru (Pernambuco) e Forró Caju (Sergipe).

Puta opção fica por conta do Festival de Inverno de Garanhuns. Com diversas atrações artísticas e culturais, o festival é considerado um dos principais eventos culturais de Pernambuco.

Festival de Inverno de Garanhuns
Festival de Inverno de Garanhuns. Crédito: Divulgação

Salvador

Salvador (Bahia) tem 80 quilômetros de praias entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O turista se deleita com o famoso Pelourinho, a culinária, as baianas e as igrejas históricas.

Morro de São Paulo

Um lugar de beleza única, o Morro de São Paulo é uma ilha localizada em Cairu, na região conhecida como a Costa do Dendê, na Bahia. O local não tem estradas, e o seu acesso é por barco ou avião. É o lugar ideal para relaxar e curtir a natureza.

Porto de Galinhas

A atual potência turística tem suas raízes em uma antiga vila de pescadores. Devido à paisagem exuberante, as águas cristalinas e à riqueza da fauna e flora, Porto de Galinhas (Pernambuco) atrai milhares de turistas. Tem ainda resorts, hotéis e alta gastronomia.

Conheça 10 destinos nordestinos para viajar no inverno
Porto de Galinhas. Crédito: Embratur

Aracati

Em Aracati (Ceará) o que chama a atenção são as igrejas históricas, como a de Nosso Senhor do Bonfim e a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. As edificações do século 18 ainda exibem azulejos trazidos na colonização portuguesa.

São Luís

Fundada por franceses, a cidade de São Luís (Maranhão) é alvo de turistas que vão em busca do centro histórico, dos casarões dos barões que se transformaram em espaços culturais e da festa de bumba-meu-boi que ocorre entre junho e julho.

Lençóis Maranhenses

O Polo Parque dos Lençóis (Maranhão) envolve quatro municípios nordestinos, sendo Barreirinhas a sua porta de entrada. O parque fica às margens do Rio das Preguiças e ostenta 155 mil hectares cheios de dunas com até 40 metros de altura.

Maragogi

Nadar com os peixes na Costa dos Corais e nas piscinas naturais que se formam com a maré baixa, é um convite tentador em Maragogi (Alagoas). A região lembra o mar caribenho e também oferece passeio de buggy e vivência da cultura local.

Recife

A capital de Pernambuco é referência em patrimônio barroco com suas igrejas e construções antigas. É tida como a capital dos naufrágios e atrai mergulhadores de todo o mundo. Também tem histórias de assombrações e um rico carnaval.

Parque da Serra da Capivara

Situado no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é uma ótima opção para quem deseja conhecer a história humana por meio das pinturas rupestres nos paredões de pedra. É Patrimônio Mundial da Unesco e tem beleza cênica singular.