Israel: a terra santa | Roteiros Turísticos em Israel

Israel: a terra santa | Roteiros Turísticos em Israel

Fato comum ligarmos o noticiário e nos depararmos com notícias e matérias sobre Israel. Essas, quase sempre, falam dos conflitos territoriais, políticos e religiosos entre o país e a Palestina. Ainda que a tensão exista, seria injustiça tratar uma das mais belas regiões do planeta apenas como palco de guerras. Embora seja um país muito pequeno, com uma área semelhante à do estado de Sergipe, possui atrações muito diferentes entre si, além da cidade sagrada de Jerusalém.

Roteiros Turísticos em Israel

Quando se fala de turismo em Israel, a primeira pergunta que vem à cabeça, sempre, é: “mas não é perigoso?”. A resposta é não, não é perigoso, pois as zonas de conflito são bem delimitadas e a violência urbana é quase inexistente. Andar pelos grandes centros brasileiros, por exemplo, expõe a pessoa a muito mais riscos, ainda que aqui não haja guerras ou conflitos declarados. Ou seja, tomando-se as precauções básicas, o turista em Israel estará absolutamente seguro, independentemente de seu sexo – o país respeita as mulheres que viajam sozinhas.

Turismo Religioso e Muro das Lamentações em Israel

Conquanto o turismo religioso, tanto católico quanto judaico, represente uma importante parcela dos visitantes que vão ao país, amantes de praias, natureza, desertos e cidades históricas certamente terão em Israel um destino certo. As duas principais cidades do país, Tel Aviv e Jerusalém, em nada se parecem, e expõe duas faces de um mesmo país. A primeira, litorânea e muito mais liberal, possui belas praias e excelentes opções de casas noturnas, atraindo principalmente o público mais jovem. A segunda, localizada na divisa entre Israel e a Palestina, abriga importantes monumentos históricos, e impressiona com sua arquitetura e construções de muitos séculos atrás. Jerusalém é uma cidade diferente, e sua cidade velha – divida em quatro bairros: armênio, judeu, árabe e cristão – contempla quatro povos diferentes em um pequeno espaço cercado por um muro, e dentro do qual se localizam o Muro das Lamentações e o Domo da Rocha.

A área pequena torna qualquer viagem dentro de Israel extremamente fácil, e as distâncias são, em geral, curtas. Com exceção da região sul, e em especial do Mar Vermelho, raramente leva mais do que três horas para se deslocar de um ponto ao outro. Aluguel de carro pode ser uma boa opção para quem busca ter mais liberdade, mas estacioná-lo pode ser um problema em certas cidades.

A moeda nacional, o shekalim – mais conhecido por shekel – é desvalorizado em relação ao real, o que não significa se tratar de um país barato. Tel Aviv é a cidade mais cara, mas o país inteiro possui um custo de vida alto, ainda que opções mais em conta existam em todos os locais. Devido ao grande número de mochileiros que visitam, Israel possui uma enorme rede de hostels e albergues, que oferecem quartos compartilhados ou privados por um preço menor.

Quem busca sair do roteiro turístico básico de Israel pode se aventurar no sul do país, mais especificamente na cidade de Eilat, onde o deserto encontra o Mar Vermelho, com sua água cristalina. O clima praiano, com bares ao longo da orla à beira mar, serve para relaxar e curtir a vida sem pressa. Com opções tanto para o dia quanto para a noite, a cidade é bastante requisitada principalmente no verão, onde a água azul se torna ideal para um banho, mergulho ou snorkel. Ademais, a cidade está próxima do Egito, a oeste, e da Jordânia, a leste, facilitando para aqueles que desejam seguir viagem para outros países.

Um dos motivos mais fortes para se visitar Israel é o fato de ser um país que foge aos padrões do turismo internacional, mesclando o ocidente com o oriente. Sua população, constituída de judeus, árabes, africanos e russos – entre muitos outros –, torna o país extremamente multicultural. A imagem negativa trazida pela mídia internacional não reflete o que o país é de fato, e uma visita irá surpreender o viajante, que encontrará, ao invés de campos de guerra e armas, belas paisagens e lugares incríveis.