Se, têm um mercado que é muito dinâmico esse é o de aviação civil. Isso porque, os preços das passagens de avião, sofrem constantes alterações de preços no decorrer do dia, semana ou mês da viagem.

Já abordamos aqui no DescontoGO!, algumas dicas úteis para quem busca economizar na compra das passagens. Assim, como esse mercado, as dicas também sofrem mudanças no decorrer do tempo. Haja visto que, algumas ainda são válidas, outras, já caíram em desuso. Uma dessas, trata-se das passagens aéreas compradas na madrugada.

Esse tipo de promoção fazia mais sentido na época em que a internet era bem lenta. Nos dias atuais, muito raramente companhias aéreas como a GOL, LATAM, AZUL e Avianca, lançam esse tipo de promoção.

Preços das passagens aéreas podem variar cerca de 25% dependendo do dia da semana

Os últimos meses, os valores gastos com uma viagem, seja ela, nacional ou internacional, estão mais caros. Por isso, uma variação de até 25% nos valores das tarifas áreas, é um valor bem considerado.

Pesquisa realizada entre os dias 1º e 15 de março de 2018 pelo ViajaNet, trouxe dados muito importante sobre o mercado de aviação civil.

É importante observar que nessa pesquisa apontou a quinta-feira, como a data preferida pelos brasileiros fazer a sua viagem. Mesmo assim, essa não é a data com os preços mais alto. Desmistificando outra crença sobre a demanda interferir nos preços das passagens.

Já para os viajantes que optam por decolar no domingo, encontrarão os maiores preços da semana. Se comparar os valores médios das passagens aos domingos, elas são até 25% mais caras em relação às segundas-feiras.

Mesmo com o preço mais atrativo, a segunda-feira, não é o dia da semana mais buscado pelos brasileiros para embarques nacionais.

Outra pesquisa, essa, realizada pela ARC (Airlines Reporting Corporation), trouxe um dado importante em relação aos voos internacionais. Para economizar nos preços das passagens aéreas internacionais, é preciso fazer reservas com decolagem prevista para sextas-feiras ou no sábado. Essas duas datas apontaram os menores preços médios em suas tarifas.

Compras antecipadas de passagens aéreas

Seja para viagens nacionais ou internacionais, a pesquisa trouxe outro dado relevante. Na verdade validou uma regra amplamente divulgada em sites de viagens. Trata-se das compras antecipadas dos bilhetes. Segundo a ARC, as menores tarifas foram identificadas com uma antecedência mínima de um mês da data da viagem.

É claro que esses dados, são importantes antes de um viajante escolher ou planejar a sua próxima viagem. Mas como citamos no inicio, esse é um mercado bastante volátil com relação aos preços praticados.

É importante realizar muita pesquisa de preços. De preferência em mais de um canal de compras e em dias diferentes. Antes de efetuar qualquer compra, verifique todas as regras, como cancelamentos, adiamentos de voos, tarifas e impostos inclusos, por exemplo.